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TREINO PARA CORREDORES

RUN STRONGER BETTER, FASTER

Correr ao ar livre contemplando as belas paisagens do Rio de Janeiro é um dos grandes diferenciais que a cidade Maravilhosa proporciona a seus moradores. Lagoa Rodrigo de Freitas, a orla da Praia, Paineiras, pista Cláudio Coutinho são apenas alguns dos pontos turísticos que são fonte de inspiração para os corredores.

 

 Porém nem tudo são flores na vida de um corredor. Estudos apontam que aproximadamente 50% dos corredores de rua convivem ou irão ser acometidos por algum tipo de lesão. As partes do corpo mais acometidas são pés, tornozelos e joelhos, representando mais de 80% do número total de lesões em estudo feito por Araújo et al (2015). Algumas das lesões mais comuns são a Síndrome na banda ílio tibial ( dor na lateral do joelho), fascite plantar (inflamação na planta do pé), condromalácia patelar ( atrito excessivo entre patela e fêmur), tendinite no tendão de aquiles (inflamação no tendão calcâneo) e estiramento muscular( panturrilha e coxa).

 

 O maior erro do corredor é acreditar que, trocando o tênis X pelo Y , irá se ver livre de lesões e que seu desempenho irá melhorar. Não há como esperar que um tênis corrija  um desequilíbrio muscular e/ou um desalinhamento articular causado pelo hábito de passar horas do  dia sentado. Outras estratégias mais eficientes e sustentáveis como liberação miofascial ( auto massagem para reequilibrar as forças musculares), mobilidade (alongamento com força) e fortalecimento funcional têm como objetivo diminuir as compensações músculo-articulares, diminuindo drasticamente sua chance de se lesionar, fazendo com que o corredor economize energia durante sua corrida através da melhora de sua técnica e ganho de força.

 

O corpo humano funciona como um carro: quão rápido se consegue acelerar um carro com uma das rodas desbalanceadas? Não muito, provavelmente. O nosso corpo funciona de forma muito parecida : caso nossas articulações estejam desalinhadas, certamente nâo seremos capazes de ter um bom desempenho na corrida, aumentando significativamente as chances de alguma lesão por compensação.

 

No treino Funcional para Corredores você não receberá planilhas de treinos específicos de corrida. Durante o treino você pode esperar:

 

  • Aprender como cuidar dos seus músculos e tecido conjuntivo,
  • Aprender a mobilizar suas articulações,
  • Aprender a ativar musculaturas que tendem a ficar hipoativas durante o dia,
  • Aprender a reorganizar seu centro de gravidade para melhorar sua forma de pisar no solo.

 

Para conhecer local e  horários , clique aqui

 

Bons Treinos!

 

 

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